Hoje acordei e lembrei que há
exatos 20 anos eu começava a trabalhar.
Num feriado de 1° de maio, eu
vesti meu uniforme do McDonald’s, sentei em uma sala de funcionários com outros
jovens, cerca de 20 entre iniciantes e veteranos, e escutei o meu gerente
passar o “posicionamento de plantão”.
Aos 17 anos, cheia de
expectativa, eu apenas prestava atenção ao que o gerente dizia: quem ia
trabalhar no chapa, quem ficaria no lobby, no caixa... as metas de venda, qual
o produto deveria ser destacado, observações do dia anterior.
No Dia do Trabalho de 1992,
aprendi minha primeira lição: Um gerente deve ter a visão do todo, deve
distribuir tarefas de acordo com a capacidade das pessoas, deve desafiar e dar
feedback à sua equipe.
É claro que esta conclusão só foi
elaborada anos depois, pois naquele dia eu só pensava em ser um ótimo apoio de
balcão. Depois desse dia, vieram muitos outros, muitas funções, muitas equipes,
várias empresas... cada uma, com a sua particularidade, me ensinou algo sobre
gerenciamento que contarei neste blog a partir de hoje.
Prestarei atenção atentamente! ;-)
ResponderExcluirSou novata na função de 'administrar pessoas', e situações me congelam ainda.
estamos todos nós, diariamente, aprendendo, ensinando, com os erros e com os acertos! Keep going! :-)
ResponderExcluirÉ realmente o primeiro emprego nos ensina muito, eu particularmente, mudei muito, é a primeira fase de mudança, da adolescente para a vida adulta, e um dos maiores aprendizados da vida. Legal saber como foi seu primeiro dia de trabalho, me fez lembrar-se do meu, estava muito ansiosa.
ResponderExcluir