terça-feira, 1 de maio de 2012

O dia do trabalho e a primeira lição


Hoje acordei e lembrei que há exatos 20 anos eu começava a trabalhar.
Num feriado de 1° de maio, eu vesti meu uniforme do McDonald’s, sentei em uma sala de funcionários com outros jovens, cerca de 20 entre iniciantes e veteranos, e escutei o meu gerente passar o “posicionamento de plantão”.
Aos 17 anos, cheia de expectativa, eu apenas prestava atenção ao que o gerente dizia: quem ia trabalhar no chapa, quem ficaria no lobby, no caixa... as metas de venda, qual o produto deveria ser destacado, observações do dia anterior.
No Dia do Trabalho de 1992, aprendi minha primeira lição: Um gerente deve ter a visão do todo, deve distribuir tarefas de acordo com a capacidade das pessoas, deve desafiar e dar feedback à sua equipe.
É claro que esta conclusão só foi elaborada anos depois, pois naquele dia eu só pensava em ser um ótimo apoio de balcão. Depois desse dia, vieram muitos outros, muitas funções, muitas equipes, várias empresas... cada uma, com a sua particularidade, me ensinou algo sobre gerenciamento que contarei neste blog a partir de hoje.

3 comentários:

  1. Prestarei atenção atentamente! ;-)
    Sou novata na função de 'administrar pessoas', e situações me congelam ainda.

    ResponderExcluir
  2. estamos todos nós, diariamente, aprendendo, ensinando, com os erros e com os acertos! Keep going! :-)

    ResponderExcluir
  3. É realmente o primeiro emprego nos ensina muito, eu particularmente, mudei muito, é a primeira fase de mudança, da adolescente para a vida adulta, e um dos maiores aprendizados da vida. Legal saber como foi seu primeiro dia de trabalho, me fez lembrar-se do meu, estava muito ansiosa.

    ResponderExcluir